Colheita de soja se intensifica na região da Cotriel

A colheita da soja se intensificou nos últimos dias nas lavouras da região.  O Departamento Técnico da Cotriel estima que a área colhida em toda a região de abrangência da Cooperativa esteja em 60%. A estimativa é de que 100% da safra em toda a área de abrangência seja colhida entre a segunda e a […]

abr 13, 2021

A colheita da soja se intensificou nos últimos dias nas lavouras da região.  O Departamento Técnico da Cotriel estima que a área colhida em toda a região de abrangência da Cooperativa esteja em 60%. A estimativa é de que 100% da safra em toda a área de abrangência seja colhida entre a segunda e a terceira semana de abril. Segundo o Assessor de Grãos e Fomento, Cristiano Corazza, “o início foi marcado por uma falta de chuva no começo do plantio em novembro, sendo que alguns produtores plantaram em dezembro.

Até o início deste mês, as variedades mais tardias estavam resistindo mais as chuvas, mas a exemplo das precoces acabaram também tendo problema de desenvolvimento e enchimento de grãos, devido ao veranico de fevereiro, afetando um pouco a sua produtividade”. Desta forma, segundo ele, a pressão por doenças e pragas foi praticamente nula”. Corazza afirmou que em 2020, a média geral da área de abrangência da Cotriel, que engloba em 12 municípios em que a Cotriel tem suas 17 Unidades de Recebimento um total de 150 mil hectares foi de 27 sacas por hectare. Este ano, segundo ele, a estimativa é de uma produção média de 55 sacos por hectare.