Eleições 2020: prazo para as convenções municipais está aberto

As datas já estão adaptadas ao panorama da pandemia, que fez com que o cronograma fosse alterado em 45 dias, garantindo mais condições sanitárias para a realização do pleito. Está aberto a partir desta segunda-feira  (31), o prazo para as convenções que vão escolher os candidatos ao pleito deste ano. O registro das candidaturas na Justiça […]

set 1, 2020

As datas já estão adaptadas ao panorama da pandemia, que fez com que o cronograma fosse alterado em 45 dias, garantindo mais condições sanitárias para a realização do pleito.

Está aberto a partir desta segunda-feira  (31), o prazo para as convenções que vão escolher os candidatos ao pleito deste ano. O registro das candidaturas na Justiça Eleitoral deve ser feito até o dia 26 de setembro. No dia seguinte abre o período da campanha eleitoral. Ao contrário do modelo tradicional, a maneira de se fazer campanha este ano desafia partidos, candidatos, autoridades e, claro, os eleitores. Sai o tão comum corpo a corpo e entra uma presença mais massiva e efetiva no mundo virtual. Será pelas plataformas de comunicação virtuais que ocorrerão, por exemplo, as convenções partidárias, autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral com a recomendação de que não ocorressem aglomerações até 16 de setembro.

As datas já estão adaptadas ao panorama da pandemia, que fez com que o cronograma fosse alterado em 45 dias, garantindo mais condições sanitárias para a realização do pleito, o que também fez com que o primeiro turno da eleição fosse adiado de 4 de outubro para 15 de novembro, e o segundo turno de 25 de outubro para 29 de novembro.

A justiça eleitoral também já decidiu excluir a identificação biométrica nos dois turnos. O Tribunal Superior Eleitoral também ampliou o horário de votação nas eleições municipais deste ano. Com isso, as urnas serão abertas uma hora mais cedo e ficarão aptas a receber votos das 7 às 17 horas, sempre no horário local. Outra medida anunciada pelo TSE foi reservar o horário das 7h às 10h preferencialmente para pessoas acima de 60 anos.