Instalação de kits de irrigação é tema de capacitação em Passa Sete

O grupo também recebeu orientações sobre os cuidados com a qualidade da água do açude, horários mais adequados para a irrigação e a quantidade de água utilizada Extensionistas rurais de Passa Sete, Ibarama, Segredo, Tunas, Sinimbu e Boqueirão do Leão participaram, na propriedade dos agricultores Edionei e Valéria Rubert, em Campo de Sobradinho, município de […]

jan 18, 2021

O grupo também recebeu orientações sobre os cuidados com a qualidade da água do açude, horários mais adequados para a irrigação e a quantidade de água utilizada

Extensionistas rurais de Passa Sete, Ibarama, Segredo, Tunas, Sinimbu e Boqueirão do Leão participaram, na propriedade dos agricultores Edionei e Valéria Rubert, em Campo de Sobradinho, município de Passa Sete, de uma capacitação sobre a instalação de kits de irrigação do Programa Segunda Água, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

A atividade foi ministrada pelo extensionista rural Agropecuário Evandro Cremonese, e contou com a presença do gerente regional adjunto da Emater, Carlos Corrêa da Rosa; do chefe de Divisão de Sistemas Produtivos da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Jonas Wesz e do técnico da Secretaria, Tiago Lopes Portes.

A atividade visou oportunizar aos extensionistas cujos municípios foram contemplados com os kits de irrigação a vivência e a prática da instalação desses sistemas. Entre os temas abordados constaram o posicionamento da estrutura para a instalação da caixa d’água, conferência dos materiais que compõe o kit, montagem da caixa d’água com boia automática, instalação do filtro, da rede principal até a horta e/ou pomar e das redes de derivação, cuidados na manutenção dos bicos cotejadores e do filtro de ligação.

O grupo também recebeu orientações sobre os cuidados com a qualidade da água do açude, horários mais adequados para a irrigação e a quantidade de água utilizada. Rosa disse ainda que os reflexos da seca que atingiu o Rio Grande do Sul exigem adaptação até mesmo para a instalação dos kits de irrigação.

A conclusão da instalação deve ser realizada até 31 de março, com a instalação de 12 kits de irrigação para agricultores de Passa Sete, 26 em Ibarama, 31 em Segredo, quatro em Boqueirão do Leão, 22 em Tunas e nove em Sinimbu. As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio dos Conselhos Municipais de Agricultura, conforme os critérios definidos pelo Programa Segunda Água. Além do açude para a reservação de água, construído na primeira etapa do Programa, cada kit de irrigação é formado por caixa d’água com tampa, bomba d’água submersa, chave boia com vareta, cabo isolado de energia elétrica, tubos gotejadores e conexões barra, cano PVC de 6 metros, entre outros.

Os sistemas serão utilizados para a irrigação de hortas domésticas com o objetivo de produzir e garantir o abastecimento das famílias com alimentos de qualidade e a comercialização da produção excedente para a geração de renda.